Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Os 7 pecados mortais da época de Natal

Mãe Natal

Eles estão aí à espreita, prontos para sabotar a época mais alegre e festiva do ano. Tenha cuidado com os 7 pecados mortais da quadra natalícia e salve-se a tempo, senão corre o risco do Pai Natal não lhe trazer aquela bolsa Prada ou aqueles botins Christian Louboutin!

Orgulho. Este ano, para a festa de Natal da empresa, levou, com pompa e circunstância, os seus famosos queques de abóbora com nozes. Para o seu espanto, no final da noite vê que ninguém os provou – de lágrima no canto do olho e com o orgulho gravemente ferido, apetece-lhe enfiar-se no seu escritório até ao fim do ano. Antes de deitar as culpas para aquela maldita receita, pare para pensar: se calhar ninguém os comeu porque estavam escondidos por de trás do centro de mesa ou então quando foram avistados já ninguém conseguia comer mais nada. Não é o seu sabor que está em questão, se estivesse, haveria restos de queques espalhados por toda a sala! Como quem não quer a coisa, volte a metê-los no saco e convoque as suas amigas para um chã amanhã à tarde!

Inveja. A casa da sua futura cunhada parece ter sido das páginas de uma revista de decoração – é um verdadeiro paraíso natalício e você não consegue disfarçar o aspecto esverdeado que a sua pele começou de repente a evidenciar. Não vai manchar a sua beleza e simpatia só porque a irmã do seu namorado é a Martha Stewart portuguesa, pois não? Em vez disso, pense que ninguém lhe bate no que toca a encontrar a prenda perfeita para cada pessoa ou a confeccionar os melhores doces tradicionais da época. Não chega? Pense no tempo e no dinheiro que poupou ao optar por uma decoração de Natal minimalista.

Ira. Os convidados chegam dali a uma hora, ainda falta pôr a mesa, escolher o vinho, embrulhar os presentes, arrumar a casa de banho e o seu namorado está esticado no sofá a ver um jogo de futebol como se nada fosse! Em vez de começar a mandar-lhe ornamentos à cabeça ou pegar fogo à árvore de Natal, conte até dez e explique-lhe, calmamente, o que os seus olhos estão a ter dificuldade em ver. Não se esqueça, Natal é tempo de paz e compreensão. Peça ajuda e pergunte-lhe o que prefere fazer: pôr a mesa ou arrumar a casa de banho? Se mesmo assim ele disser que não pode perder nem um segundo da partida, não perca a frieza e ponha-o a embrulhar presentes… sempre pode fazê-lo em frente à televisão.

Preguiça. A sua lista de afazeres já preenche várias folhas A4 e na sua agenda não há espaço para escrever sequer o seu nome, mas só de pensar em ir para o shopping ou descer à garagem para ir buscar as decorações de Natal, é o suficiente para encetar uma crise de enxaquecas. A procrastinação é a resposta natural quando nos sentimos assoberbadas, por isso, temos apenas uma palavra para resolver todos os seus problemas natalícios: organização. Diga não ao stress típico desta época ao repartir as diversas tarefas que tem para concretizar ao longo de vários dias e, se preciso, peça ajuda. A preguiça não combina com esta época que, afinal, surge apenas uma vez no ano. Entregue-se e, não tarda nada, será invadida pelo maravilhoso espírito do Natal.

Avareza. Imersa em compras de Natal e com imensas prendas para adquirir ainda, o seu coração pára, dá dois saltos mortíferos e volta a bater aceleradamente – acabou de ver o casaco mais lindo de toda a colecção Outono/Inverno e tem de o comprar… os presentes que ainda faltam comprar terão de ser muito mais baratos. Azar. Meninas, estamos na época mais solidária do ano, onde dar é mais importante do que receber! Em vez de cair em tentação, deixe isso para outra pessoa (como a sua mãe ou namorado) ao dar a entender que já sabe o que quer que o Pai Natal lhe traga este ano. Em alternativa, faça um esforço e pense: daqui a duas semanas vai estar tudo em saldos, por isso, vai poder comprar o casaco e se calhar aqueles jeans fabulosos também.

Gula. Tem convites para as melhores festas do ano e, uma vez no local, não consegue resistir a tantas guloseimas e mimos para o estômago, sem esquecer as caixas de bombons que tem recebido ao longo dos últimos dias, despachando uma por noite em frente à televisão. Tem de desapertar as calças antes de sair de cada jantar e beber 2 Alka Seltzers mal chega a casa. Lá se foi a dieta. Redima-se antes que seja tarde demais: esteja ou não numa festa, faça as refeições todas iguais, escolhendo apenas uma guloseima para degustar com todo o prazer. Potencie o seu programa de exercício físico e siga um regime de carnes magras e muitos vegetais para manter o metabolismo em alta e assim evitar os exageros alimentares. Com uma dose de bom senso e alguma força de vontade, é possível manter o peso durante o Natal.

Luxúria. O Natal é tempo de família, de rever primos afastados e velhos amigos dos seus pais que não se cansam de perguntar: “então quando é que te casas”… enquanto você conta desesperadamente os minutos para voltar a aconchegar-se no sofá com o seu namorado! Longe de idílicas, as reuniões familiares fazem tão parte da tradição como o bacalhau cozido e o bolo-rei, mas isso não quer dizer que não possa passar tempo de qualidade a solo com o seu mais do que tudo. Com tantas ideias para fazer a dois na época do Natal, planeiam encontros românticos e informem as respectivas famílias com tempo!

Nenhum comentário: