Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sexo: tabu?



Daniela Pessoa | 29/10/2008
Um tema que parecia já tão ultrapassado, out, mas que gera discussão toda vez que cai na boca do povo, adivinhe, veio à tona mais uma vez: virgindade. Tudo começou com os meninos dos Jonas Brothers e um curioso anel, o “anel da pureza”. Depois, o acessório apareceu no dedo de artistas como Miley Cyrus e Selena Gómez. O sexo (ou não-sexo) voltou, então, a ser destaque em rodinhas de meninas... e de meninos também! Aí fica o dilema: o certo é ser virgem até casar? Meninas e meninos saem em defesa da virgindade. E você, pensa igual?

Para a estudante Monick Fernandez, 17 anos, o certo é esperar até encontrar “o” cara. “Não sou evangélica, nem nada, mas nunca tive essa pressa que muitas garotas têm para fazer sexo. Eu não fiz promessa e não uso nenhum anel, porque não sei como será o dia de amanhã. Mas o fato é que prefiro esperar o momento certo para isso, ainda não encontrei alguém especial. E também não quero que seja com qualquer um que eu "ache" que é o certo, só porque eu gosto, entende?”, conta Monick, que diz também não sair beijando qualquer menino por aí.

Segundo ela, a hora H vai chegar quando encontrar o homes que realmente ama e conhecê-lo bem. “Nesse meio tempo, também preciso me conhecer. Agora não estou preparada. Eu sei que o meu corpo está, mas minha cabeça não”, diz. A estudante conta que sempre foi criticada e que até as amigas tiram sarro, mas garante que nunca sentiu vergonha por ser virgem. “Ninguém pode se sentir envergonhado por uma coisa que não fez só porque os outros já fizeram”, defende a estudante, que nunca namorou, mas já teve um ficante sério. “Ele nunca tentou fazer nada, porque sabia dos meus limites”, conta.

O estudante Christian Santos, de 19 anos, também defende a virgindade. “É legal esperar por uma pessoa cujo toque, beijo, olhar – tudo – seja especial. Porque aí você não vai fazer só sexo, que é uma coisa física, mas vai fazer amor, que é algo mental, espiritual. As pessoas costumam vulgarizar muito o sexo, encarando-o apenas como um do corpo – essa nem é a parte mais importante”, acredita o estudante, que, após perder a virgindade, passou a defendê-la mais ainda.

“Aconteceu em uma viagem, com uma menina mais velha, e a experiência só serviu para confirmar minha decisão de, agora sim, esperar até o casamento, quando eu tiver certeza de que estou amando. É muito melhor esperar encontrar alguém que eu realmente ame do que fazer sexo só por uma questão de pele”, conta Christian. O estudante Paulo dos Santos, 18 anos, assina embaixo. “Sou 50% religião e 50% conceitos próprios. Acredito que sexo é algo muito importante, porque une a alma de duas pessoas. Não podemos banalizá-lo, como a mídia costuma fazer”, diz Paulo.

Mas Christian conta que não é fácil decidir manter essa posição em um mundo de tantas influências sexuais. “Sou muito criticado, já ouvi ´isso é coisa de mulherzinha!´ e até mulheres já me disseram que a pessoa certa não existe. Algumas não entendem o meu posicionamento, perdi várias garotas por causa disso. Infelizmente, acho que virgindade continua sendo tabu, mas nem por isso eu mudei”, desabafa o estudante.

“Eu acho uma atitude bonita, mas cada um faz o que acha melhor. Eu escolhi ser virgem”, diz a estudante Ingrid Oliveira, 14 anos. No entanto, ela acredita que a vantagem só existe se a pessoa acreditar no amor, no casamento. “Eu acredito e por isso acho legal me guardar para a pessoa certa. Estarei mais madura e, mesmo se o casamento não der certo, pelo menos saberei que eu amei a ponto de dividir minha vida com alguém”, diz Ingrid.

De acordo com Oswaldo Rodrigues Jr, diretor e psicoterapeuta sexual do Instituto Paulista de Sexualidade, a liberdade de ser virgem é, também, uma liberdade sexual, sendo que um relacionamento pode, sim, existir sem sexo e até mesmo sem beijo. “O beijo, como conhecemos, não existia nos relacionamentos afetivos e sexuais de até uns 300 ou 400 anos atrás. Muitos relacionamentos afetivos também podem existir sem sexo. A sexualidade é, então, substituída por outros carinhos”, explica o psicoterapeuta.

É claro que o sexo é importante e até mesmo saudável na vida das pessoas, mas é preciso, de fato, saber qual é o momento certo para dar o primeiro passo. Alguns preferem esperar o casamento, outros não... Isso depende exclusivamente de você. Tudo ao seu tempo! O importante é se sentir e estar, de fato, preparada, sendo que isso vai muito além de um sentimento interno de segurança. Estar preparada é saber, também, como evitar a gravidez indesejada, o contágio de DSTs e por aí vai. Tudo certo? Aí é só deixar rolar e curtir o momento!

Nenhum comentário: